Site Overlay

Chocotone de liquidificador

O bolo chocotone é uma das sobremesas mais tradicionais na época dos feriados e festas de fim de ano. A massa usada é a mesma da sua sobremesa “irmã”, isto é, o panetone, com a diferença de que as frutas cristalizadas, marca característica do panetone, são substituídas por gotas de chocolate. Em países como o Brasil, o panetone e o chocotone são muito relacionados à ceia de Natal e Ano Novo.

Não se sabe ao certo a origem do panetone e de seus variantes. A especulação gira em torno de Milão, na Itália, como a cidade que deu origem à sobremesa. Há várias versões da lenda do surgimento do panetone. Uma delas afirma que o panetone foi criado por Toni, um padeiro, no século XV, como uma forma de impressionar o pai de sua amada, seu patrão e dono da padaria. O pão começou a ser chamado de “Pani de Toni”, ou pão do Toni em português, o que teria levado à sua nomenclatura atual, “panettone”.

Variante achocolatado do também popular panetone, o chocotone é igualmente delicioso, e muitas pessoas não sabem o quão fácil é fazer esse bolo em casa. De fato, há inúmeras receitas que você pode encontrar na internet, para fazer um delicioso chocotone de liquidificador. Aqui, nos baseamos na receita de um dos maiores sites de culinária do Brasil.

Ingredientes

Para fazer o chocotone de liquidificador, você vai precisar de:

  • duas xícaras de leite amornado;
  • meia xícara de açúcar;
  • meia xícara de óleo;
  • um ovo;
  • um tablete e meio de fermento para pão;
  • meio quilo de farinha de trigo;
  • trezentos gramas de chocolate picado, de preferência ao leite;
  • uma colher de sopa de essência de panetone;
  • uma pitadinha de sal.

Modo de preparo

Muito bem. Com esses ingredientes separados e prontos para uso, sigamos adiante com o modo de preparo dessa receita de dar água na boca! (Ah! faltou mencionar o mais importante: você vai precisar de um liquidificador!)

Em primeiro lugar, bata o leite e o fermento no liquidificador. Adicione todos os demais ingredientes, exceto a farinha e o chocolate. Em seguida, separe essa mistura em um recipiente adequado. Sem bater a massa, adicione de pouquinho em pouquinho a farinha peneirada, para obter uma mistura homogênea e coesa. Depois acrescente o chocolate picado e misture muito bem. Junte tudo isso numa forma untada e leve ao forno, que deve estar pré-aquecido, e deixe numa temperatura média por cerca de quarenta minutos, ou até a superfície do bolo dourar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =