Site Overlay

Pudim de pão

O pudim é uma das sobremesas mais deliciosas e celebradas em todo o mundo. Historicamente, a sobremesa possui dois tipos principais, um mais antigo e outro mais recente. O tipo antigo de pudim é um confeito em forma sólida, composto por ingredientes unidos por uma liga, que pode ser farinha de trigo, sangue, ovos (que é o caso do pudim de pão) ou a mistura de gorduras e farinha com algum tipo de cereal, como a ameixa. O modo de preparo varia, podendo o pudim ser assado, cozido ou fervido. Essa sobremesa é típica de regiões como a Grã-Bretanha.

Historicamente, esse tipo de pudim foi registrado em sua forma cozida como a ração diária de farinha e gordura de navios da Marinha Real, nos séculos XVIII e XIX. Assemelhados com bolos, os pudins do tipo antigo costumam ser mais úmidos do que aqueles, e são servidos em pequenos tigelas, aos bocados, e não em fatias. Atualmente, essa sobremesa é muito popular no mundo inteiro, especialmente nos países anglófonos, como a Austrália, onde o pudim é um prato tipicamente ligado às festas de Natal.

Já o segundo tipo de pudim, mais moderno, envolve o uso de agentes estruturais gelificantes, como amido de milho, gelatina, ovos, tapioca e diversas féculas, como a liga para a mistura dos demais ingredientes, como o açúcar. Costumam ser cozidos, ou então apresentados como prontos para consumo. São classificados sob esse segundo tipo o manjar e o manjar branco, além de outras sobremesas correlatas, como a gelatina Jell-O e geleias de mocotó.

Ingredientes

Para fazer um delicioso pudim de pão, você vai precisar de ingredientes para as duas fases do preparo, isto é, a calda e o pudim em si. No preparo da calda, você vai utilizar os seguintes ingredientes:

  • quinhentos gramas de açúcar refinado;
  • duzentos mL de água.

E, para preparar a massa do pudim, você vai precisar de:

  • oito ovos
  • quatro xícaras de chá de açúcar, ou cerca de seiscentos gramas;
  • sete pães amanhecidos e picados de forma grossa, ou cerca de trezentos gramas;
  • um litro de leite;
  • canela em pó a gosto.

Modo de preparo

Pois bem, tendo juntado todos esses ingredientes, você pode começar a preparar o seu pudim. Comece preparando um caramelo com o açúcar e a água, deixando de lado por um pouco. Em seguida, bata o açúcar e os ovos no liquidificador. Proceda então a umedecer os pães com o leite, adicionando em seguida o creme batido no liquidificador anteriormente. Para montar o pudim de pão, posicione no fundo de uma assadeira o caramelo do início, acrescente a massa do pudim por cima e leve ao forno pré-aquecido em 180 ºC, deixando por cerca de uma hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =